O ano de 2020 acelerou o que podemos chamar de Transformação Digital, onde diversos tipos de usuários, antes isolados da internet (redes sociais, e-commerce, internet banking, etc…), sentiram a necessidade, quase por obrigação, a aprender como acessar esse “novo” mundo digital.
Expressões como: Isolamento social, lojas fechadas, quarentena, entre outras, nos marcaram no ano de 2020 e até o momento em que redijo este texto, setembro de 2021, ainda estão fortemente presentes em nossa sociedade brasileira e mundial.
Tudo isso criou um movimento, que acelerou o acesso a tecnologias antes utilizadas apenas por entusiastas. Podemos citar, principalmente, o público popularmente conhecido como Terceira Idade, que no Brasil é composto por pessoas acima de 60 anos de idade.
Muitos até possuíam smartphones, tablets ou computadores pessoais (PCs, laptops, Chromebooks, etc.). No caso dos smartphones, a maioria utilizava apenas para realizar chamadas, acessar o WhatsApp e capturar imagens. A falta de conhecimento e até mesmo o medo de terem os seus dados pessoais vazados ou roubados eram os principais motivos da não realização de compras on-line, acesso ao internet banking, por uma parte significativa da população. Claro, esse risco existe, mas com o uso consciente e responsável, dificilmente acontecerá. Clicar em links recebidos através de e-mails ou SMSs facilita a invasão e a vida dos fraudadores e hackers. Fique atento!
Dicas rápidas para melhorar a segurança do seu smartphone:
– Manter o sistema operacional e aplicativos atualizados (iOS, Android, etc.);
– Ativar autenticação de dois fatores (2FA), sempre que o aplicativo suportar (WhatsApp, Instagram, Facebook, Google, Bancos, etc.);
– Utilizar biometria (impressão digital, Face ID, etc.);
– Utilizar senhas fortes e individuais para cada serviço/aplicativo e redes Wi-Fi domésticas;
– Não utilizar redes Wi-Fi públicas e desprotegidas, ou seja, que não exigem senha de conexão.
Isso é considerado como básico em segurança digital. Para quem quiser se aprofundar, recomendo pesquisar por termos como: autenticação por token físico USB; Smart Cards; certificação digital de e-mails (assinatura digital); atualização de firmwares de dispositivos (roteadores/modems, impressoras, drives, smart speakers, HDs, etc.); protocolo WPA3, pragas digitais (ransomware, spyware, worms, trojans, phishing scam, etc.).
Aqui você encontrará dicas e recomendações sobre tecnologia em geral. Espero que esse post tenha lhe ajudado a esclarecer alguma dúvida!
Estarei publicando dicas e recomendações sobre tecnologia em geral. Espero que esse post tenha te ajudado a esclarecer alguma dúvida!
Somos Associados Amazon, site em que confiamos e recomendamos aos nossos leitores. Ao clicarem nos links dos produtos, serão redirecionados ao site/aplicativo da Amazon. Ao efetivarem uma compra, receberemos um percentual de comissão e os preços continuarão os mesmos.
Nossas recomendações de hoje.
Compartilhem!